PARA ESTUDAR
DESCRITORES DO SPAECE E PROVA BRASIL.
SPAECE
|
D1
|
Localizar
informações explicita em um texto.
|
P. BRASIL
|
D1
|
Localizar informações explícitas em um texto.
|
SPAECE
|
D2
|
Inferir
informações em texto verbal.
|
P. BRASIL
|
D4
|
Inferir uma informação implícita em um texto.
|
SPAECE
|
D3
|
Inferir
sentido de palavra ou expressão.
|
P. BRASIL
|
D3
|
Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
|
SPAECE
|
D4
|
Interpretar
textos não verbais e textos que articulam elementos verbais e não verbais.
|
P. BRASIL
|
D5
|
Interpretar texto com o auxílio de material gráfico diverso
(propagandas, quadrinhos, foto etc.).
|
SPAECE
|
D5
|
Identificar
o tema ou assunto de um texto.
|
P. BRASIL
|
D6
|
Identificar o tema de um texto.
|
SPAECE
|
Distinguir fatos de opinião relativa ao fato.
|
|
P.
BRASIL
|
D14
|
Distinguir um fato da opinião relativa
a esse fato.
|
SPAECE
|
D7
|
Diferenciar
a informação principal das secundarias em um texto.
|
P. BRASIL
|
D9
|
Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto.
|
SPAECE
|
D8
|
Formular
hipóteses sobre o conteúdo do texto.
|
P. BRASIL
|
****
|
******
|
SPAECE
|
D9
|
Reconhecer
gênero discursivo.
|
P. BRASIL
|
****
|
******
|
SPAECE
|
D10
|
Identificar
o propósito comunicativo em diferentes gêneros.
|
P. BRASIL
|
D12
|
Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
|
SPAECE
|
D11
|
Reconhecer
os elementos que compõem uma narrativa e o conflito gerador.
|
P. BRASIL
|
D10
|
Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que
constroem a narrativa.
|
SPAECE
|
D12
|
Identificar
as semelhanças e/ou diferenças de ideias e opiniões na comparação entre
textos.
|
P. BRASIL
|
D21
|
Reconhecer posições
distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo
tema.
|
SPAECE
|
D13
|
Reconhecer
diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos de um
mesmo tema.
|
P. BRASIL
|
D20
|
Reconhecer diferentes
formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo
tema em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será
recebido.
|
SPAECE
|
D14
|
Reconhecer
as relações entre partes de um texto, identificando os recursos coesivos que
contribuem para sua continuidade.
|
P. BRASIL
|
D2
|
Estabelecer relações
entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que
contribuem para a continuidade de um texto.
|
SPAECE
|
D15
|
Identificar
a tese de um texto.
|
P. BRASIL
|
D7
|
Identificar a tese de
um texto.
|
SPAECE
|
D16
|
Estabelecer
relação entre tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.
|
P. BRASIL
|
D8
|
Estabelecer relação
entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.
|
SPAECE
|
D17
|
Reconhecer
o sentido das relações lógico-discursivas marcadas por conjunções, advérbios
etc.
|
P. BRASIL
|
D15
|
Estabelecer relações
lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios
etc.
|
SPAECE
|
****
|
******
|
P. BRASIL
|
D11
|
Estabelecer relação
causa/consequência entre partes e elementos do texto.
|
SPAECE
|
D18
|
Reconhecer
o sentido do texto e suas partes sem a presença de marcas coesivas.
|
P. BRASIL
|
****
|
******
|
SPAECE
|
D19
|
Reconhecer
o efeito de sentido decorrente da escolha de palavras, frases ou expressões.
|
P. BRASIL
|
D18
|
Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma
determinada palavra ou expressão.
|
SPAECE
|
D20
|
Identificar
o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
|
P. BRASIL
|
D17
|
Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de
outras notações.
|
SPAECE
|
D21
|
Reconhecer
o efeito de sentido decorrente do emprego de recursos estilísticos e
morfossintáticos.
|
P. BRASIL
|
D19
|
Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de
recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.
|
SPAECE
|
D22
|
Reconhecer
efeitos de humor e ironia.
|
P. BRASIL
|
D16
|
Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
|
SPAECE
|
D23
|
Identificar
os níveis de linguagem e/ou as marcas linguísticas que evidenciam locutor
e/ou interlocutor.
|
P. BRASIL
|
D13
|
Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o
interlocutor de um texto.
|