ATIVIDADE
– 01 DO MÊS DE FEVEREIRO DE 2020.
Leia o texto a seguir
A DIVA
Vamos ao teatro, Maria José?
Quem me dera,
desmanchei em rosca quinze kilos de
farinha,
tou podre. Outro dia a gente vamos.
Falou meio triste, culpada,
e um pouco alegre por recusar com orgulho.
TEATRO! Disse no espelho.
TEATRO! Mais alto, desgrenhada.
TEATRO! E os cacos voaram
sem nenhum aplauso.
Perfeita.
PRADO, A. Oráculos de maio.
São Paulo: Siciliano, 1999.
QUESTÃO – 01. Os diferentes gêneros
textuais desempenham funções sociais diversas, reconhecidas pelo leitor com
base em suas características específicas, bem como na situação comunicativa em
que ele é produzido. Assim, o texto A DIVA
A. (
) narra um fato real vivido por Maria José.
B. (
) surpreende o leitor pelo seu efeito
poético.
C. (
) relata uma experiência teatral profissional.
D. (
) descreve uma ação típica de uma mulher sonhadora.
QUESTÃO – 02. Sobre as características dos
gêneros textuais, é INCORRETO afirmar que:
A. (
) Os gêneros textuais desempenham funções sociais diversas, reconhecidas
pelo leitor com base em suas características específicas, bem como na situação
comunicativa em que ele é produzido.
B. (
) Os gêneros textuais são estruturas relativamente padronizadas que
variam de acordo com as várias situações comunicativas.
C. (
) Os gêneros textuais são
estruturas bem definidas, limitadas, e podem apresentar-se sob a forma de cinco
diferentes tipos de texto.
D. (
) Os gêneros textuais podem ser representados na linguagem verbal e não
verbal, em anúncios publicitários, charges, tirinhas e também em reportagens,
notícias, e-mails, etc.
QUESTÃO – 03. Assinale a sequência
correta:
I. São definidos por propriedades
linguísticas como vocabulário, relações lógicas, tempos verbais, construções
frasais etc.
II. Realizações linguísticas concretas
definidas por propriedades sociocomunicativas, ou seja, dentro de um contexto
cultural e com função comunicativa.
III. Abrangem um conjunto praticamente
ilimitado de características determinadas pelo estilo do autor, conteúdo,
composição e função.
IV. Geralmente variam entre cinco e nove
tipos: narração, argumentação, descrição, injunção e exposição.
A. (
) tipo textual, gênero textual, gênero
textual, tipo textual.
B. (
) tipo textual, tipo textual, gênero textual, gênero textual.
C. (
) tipo textual, gênero textual, gênero textual, gênero textual.
D. (
) gênero textual, tipo textual, tipo textual, tipo textual.
Leia o texto abaixo
E como manejava bem os cordéis de seus
títeres, ou ele mesmo, títere voluntário e consciente, como entregava o braço,
as pernas, a cabeça, o tronco, como se desfazia de suas articulações e de seus
reflexos quando achava nisso conveniência. Também ele soubera apoderar-se dessa
arte, mais artifício, toda feita de sutilezas e grosserias, de expectativa e
oportunidade, de insolência e submissão, de silêncios e rompantes, de anulação
e prepotência. Conhecia a palavra exata para o momento preciso, a frase picante
ou obscena no ambiente adequado, o tom humilde diante do superior útil, o
grosseiro diante do inferior, o arrogante quando o poderoso em nada o podia
prejudicar. Sabia desfazer situações equívocas, e armar intrigas das quais se
saía sempre bem, e sabia, por experiência própria, que a fortuna se ganha com
uma frase, num dado momento, que este momento único, irrecuperável,
irreversível, exige um estado de alerta para a sua apropriação.
RAWET, S. O aprendizado. In:
Diálogo. Rio de Janeiro: GRD, 1963 (fragmento).
QUESTÃO
– 04. No conto, o autor retrata criticamente a
habilidade do personagem no manejo de discursos diferentes segundo a posição do
interlocutor na sociedade. A crítica à conduta do personagem está centrada:
A. ( ) na imagem do títere ou fantoche em que o personagem acaba por se
transformar, acreditando dominar os jogos de poder na linguagem.
B. ( ) na alusão à falta de
articulações e reflexos do personagem, dando a entender que ele não possui o
manejo dos jogos discursivos em todas as situações.
C. ( ) no comentário, feito em tom de
censura pelo autor, sobre as frases obscenas que o personagem emite em
determinados ambientes sociais.
D. ( ) nas expressões que mostram
tons opostos nos discursos empregados aleatoriamente pelo personagem em conversas
com interlocutores variados.
Mostre que sua memória é
melhor do que a de computador e guarde esta condição: 12x sem juros.
Revista Época. N° 424, 03 jul. 2006.
QUESTÃO – 05. Ao circularem socialmente,
os textos realizam-se como práticas de linguagem, assumindo funções
específicas, formais e de conteúdo. Considerando o contexto em que circula o
texto publicitário, seu objetivo básico é
A. (
) definir regras de comportamento social
pautadas no combate ao consumismo exagerado.
B. ( ) influenciar o comportamento do leitor, por
meio de apelos que visam à adesão ao consumo.
C. (
) defender a importância do conhecimento de
informática pela população de baixo poder aquisitivo.
D. ( ) facilitar o uso de equipamentos de
informática pelas classes sociais economicamente desfavorecidas.
QUESTÃO – 06. Partindo do pressuposto de
que um texto estrutura-se a partir de características gerais de um determinado
gênero, identifique os gêneros descritos a seguir:
I. Tem como principal característica
transmitir a opinião de pessoas de destaque sobre algum assunto de interesse.
Algumas revistas têm uma seção dedicada a esse gênero;
II. Caracteriza-se por apresentar um
trabalho voltado para o estudo da linguagem, fazendo-o de maneira particular,
refletindo o momento, a vida dos homens através de figuras que possibilitam a
criação de imagens;
III. Gênero que apresenta uma narrativa
informal ligada à vida cotidiana. Apresenta certa dose de lirismo e sua
principal característica é a brevidade;
IV. Linguagem linear e curta, envolve
poucas personagens, que geralmente se movimentam em torno de uma única ação,
dada em um só espaço, eixo temático e conflito. Suas ações encaminham-se
diretamente para um desfecho;
V. Esse gênero é predominantemente
utilizado em manuais de eletrodomésticos, jogos eletrônicos, receitas, rótulos
de produtos, entre outros.
São, respectivamente:
A. (
) texto instrucional, crônica, carta, entrevista e carta argumentativa.
B. (
) carta, bula de remédio, narração, prosa, crônica.
C. ( )
entrevista, poesia, crônica, conto, texto instrucional.
D. (
) entrevista, poesia, conto, crônica, texto instrucional.
QUESTÃO – 07. O reconhecimento dos
diferentes gêneros textuais, seu contexto de uso, sua função específica, seu
objetivo comunicativo e seu formato mais comum relacionam-se com os
conhecimentos construídos socioculturalmente. A análise dos elementos
constitutivos desse texto demonstra que sua função é:
A. (
) vender um produto anunciado.
B. ( ) informar
sobre astronomia.
C. ( ) aconselhar sobre amor, família, saúde,
trabalho.
D. ( ) expor a
opinião de leitores em um jornal.
Leia o texto a seguir para responder à
questão:
A OUTRA NOITE
Outro dia fui a São Paulo e resolvi voltar
à noite, uma noite de vento sul e chuva, tanto lá como aqui. Quando vinha para
casa de táxi, encontrei um amigo e o trouxe até Copacabana; e contei a ele que
lá em cima, além das nuvens, estava um luar lindo, de lua cheia; e que as
nuvens feias que cobriam a cidade eram, vistas de cima, enluaradas, colchões de
sonho, alvas, uma paisagem irreal.
Depois que o meu amigo desceu do carro, o
chofer aproveitou o sinal fechado para voltar-se para mim:
- O senhor vai desculpar, eu estava aqui a
ouvir sua conversa. Mas, tem mesmo luar lá em cima?
Confirmei: sim, acima da nossa noite preta
e enlamaçada e torpe havia uma outra – pura, perfeita e linda.
- Mas, que coisa...
Ele chegou a pôr a cabeça fora do carro
para olhar o céu fechado de chuva. Depois continuou guiando mais lentamente.
Não sei se sonhava em ser aviador ou pensava em outra coisa.
- Ora, sim senhor...
E, quando saltei e paguei a corrida, ele
me disse um “boa noite” e um “muito obrigado ao senhor” tão sinceros, tão
veementes, como se eu lhe tivesse feito um presente de rei.
Rubem
Braga
QUESTÃO – 08. Analisando as principais
características do texto lido, podemos dizer que seu gênero predominante é:
A. (
) Conto.
B. ( ) Poesia.
C.
( ) Prosa.
D. ( ) Crônica.
Faça a leitura
do texto em pauta
CÂNCER
21/06 a 21/07
O eclipse em seu
signo vai desencadear mudanças na sua autoestima e no seu modo de agir. O corpo
indicará onde você falha – se anda engolindo sapos, a área gástrica se
ressentirá. O que ficou guardado virá à tona, pois este novo ciclo exige uma
“desintoxicação”. Seja comedida em suas ações, já que precisará de energia para
se recompor. Há preocupação com a família, e a comunicação entre os irmãos
trava. Lembre-se: palavra preciosa é palavra dita na hora certa. Isso ajuda
também na vida amorosa, que será testada. Melhor conter as expectativas e ter
calma, avaliando as próprias carências de modo maduro. Sentirá vontade de olhar
além das questões materiais – sua confiança virá da intimidade com os assuntos
da alma.
Revista Cláudia. Nº 7, ano 48, jul. 2009.
QUESTÃO – 09. O reconhecimento dos diferentes gêneros textuais, seu contexto de uso,
sua função específica, seu objetivo comunicativo e seu formato mais comum
relacionam-se com os conhecimentos construídos socioculturalmente. A análise
dos elementos constitutivos desse texto demonstra que sua função é:
A. (
) vender um produto anunciado.
B.
( ) informar sobre astronomia.
C. (
) ensinar os cuidados com a
saúde.
D.
( ) aconselhar
sobre amor, família, saúde, trabalho.
QUESTÃO – 10. Marque o texto com características
narrativas.
A. ( )
O ideal é que todos colaborem. Caso contrário, o Brasil continuará sem rumo.
B. ( ) Rodrigo e Juliana estavam na sala, quando
ocorreu a explosão.
C. ( )
Ela tem olhos azuis e cabelos louros. Não parece brasileira.
D. ( )
Minha casa tem dois andares. Os quartos ficam na parte de cima.