quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020



ATIVIDADE – 01 DO MÊS DE FEVEREIRO DE 2020.

Leia o texto a seguir
A DIVA
Vamos ao teatro, Maria José?
Quem me dera,
desmanchei em rosca quinze kilos de farinha,
tou podre. Outro dia a gente vamos.
Falou meio triste, culpada,
e um pouco alegre por recusar com orgulho.
TEATRO! Disse no espelho.
TEATRO! Mais alto, desgrenhada.
TEATRO! E os cacos voaram
sem nenhum aplauso.
Perfeita.
PRADO, A. Oráculos de maio. São Paulo: Siciliano, 1999.

QUESTÃO – 01. Os diferentes gêneros textuais desempenham funções sociais diversas, reconhecidas pelo leitor com base em suas características específicas, bem como na situação comunicativa em que ele é produzido. Assim, o texto A DIVA
A. (     ) narra um fato real vivido por Maria José.
B. (     ) surpreende o leitor pelo seu efeito poético.
C. (     ) relata uma experiência teatral profissional.
D. (     ) descreve uma ação típica de uma mulher sonhadora.

QUESTÃO – 02. Sobre as características dos gêneros textuais, é INCORRETO afirmar que:
A. (     ) Os gêneros textuais desempenham funções sociais diversas, reconhecidas pelo leitor com base em suas características específicas, bem como na situação comunicativa em que ele é produzido.
B. (     ) Os gêneros textuais são estruturas relativamente padronizadas que variam de acordo com as várias situações comunicativas.
C. (    ) Os gêneros textuais são estruturas bem definidas, limitadas, e podem apresentar-se sob a forma de cinco diferentes tipos de texto.
D. (     ) Os gêneros textuais podem ser representados na linguagem verbal e não verbal, em anúncios publicitários, charges, tirinhas e também em reportagens, notícias, e-mails, etc.

QUESTÃO – 03. Assinale a sequência correta:
I. São definidos por propriedades linguísticas como vocabulário, relações lógicas, tempos verbais, construções frasais etc.
II. Realizações linguísticas concretas definidas por propriedades sociocomunicativas, ou seja, dentro de um contexto cultural e com função comunicativa.
III. Abrangem um conjunto praticamente ilimitado de características determinadas pelo estilo do autor, conteúdo, composição e função.
IV. Geralmente variam entre cinco e nove tipos: narração, argumentação, descrição, injunção e exposição.

A. (     ) tipo textual, gênero textual, gênero textual, tipo textual.
B. (     ) tipo textual, tipo textual, gênero textual, gênero textual.
C. (     ) tipo textual, gênero textual, gênero textual, gênero textual.
D. (     ) gênero textual, tipo textual, tipo textual, tipo textual.

Leia o texto abaixo
E como manejava bem os cordéis de seus títeres, ou ele mesmo, títere voluntário e consciente, como entregava o braço, as pernas, a cabeça, o tronco, como se desfazia de suas articulações e de seus reflexos quando achava nisso conveniência. Também ele soubera apoderar-se dessa arte, mais artifício, toda feita de sutilezas e grosserias, de expectativa e oportunidade, de insolência e submissão, de silêncios e rompantes, de anulação e prepotência. Conhecia a palavra exata para o momento preciso, a frase picante ou obscena no ambiente adequado, o tom humilde diante do superior útil, o grosseiro diante do inferior, o arrogante quando o poderoso em nada o podia prejudicar. Sabia desfazer situações equívocas, e armar intrigas das quais se saía sempre bem, e sabia, por experiência própria, que a fortuna se ganha com uma frase, num dado momento, que este momento único, irrecuperável, irreversível, exige um estado de alerta para a sua apropriação.
RAWET, S. O aprendizado. In: Diálogo. Rio de Janeiro: GRD, 1963 (fragmento).

QUESTÃO – 04. No conto, o autor retrata criticamente a habilidade do personagem no manejo de discursos diferentes segundo a posição do interlocutor na sociedade. A crítica à conduta do personagem está centrada:
A. (     ) na imagem do títere ou fantoche em que o personagem acaba por se transformar, acreditando dominar os jogos de poder na linguagem.
B. (     ) na alusão à falta de articulações e reflexos do personagem, dando a entender que ele não possui o manejo dos jogos discursivos em todas as situações.
C. (     ) no comentário, feito em tom de censura pelo autor, sobre as frases obscenas que o personagem emite em determinados ambientes sociais.
D. (     ) nas expressões que mostram tons opostos nos discursos empregados aleatoriamente pelo personagem em conversas com interlocutores variados.

Mostre que sua memória é melhor do que a de computador e guarde esta condição: 12x sem juros.
Revista Época. N° 424, 03 jul. 2006.
QUESTÃO – 05. Ao circularem socialmente, os textos realizam-se como práticas de linguagem, assumindo funções específicas, formais e de conteúdo. Considerando o contexto em que circula o texto publicitário, seu objetivo básico é
A. (     ) definir regras de comportamento social pautadas no combate ao consumismo exagerado.
B. (     ) influenciar o comportamento do leitor, por meio de apelos que visam à adesão ao consumo.
C. (     ) defender a importância do conhecimento de informática pela população de baixo poder aquisitivo.
D. (     ) facilitar o uso de equipamentos de informática pelas classes sociais economicamente desfavorecidas.

QUESTÃO – 06. Partindo do pressuposto de que um texto estrutura-se a partir de características gerais de um determinado gênero, identifique os gêneros descritos a seguir:
I. Tem como principal característica transmitir a opinião de pessoas de destaque sobre algum assunto de interesse. Algumas revistas têm uma seção dedicada a esse gênero;
II. Caracteriza-se por apresentar um trabalho voltado para o estudo da linguagem, fazendo-o de maneira particular, refletindo o momento, a vida dos homens através de figuras que possibilitam a criação de imagens;
III. Gênero que apresenta uma narrativa informal ligada à vida cotidiana. Apresenta certa dose de lirismo e sua principal característica é a brevidade;
IV. Linguagem linear e curta, envolve poucas personagens, que geralmente se movimentam em torno de uma única ação, dada em um só espaço, eixo temático e conflito. Suas ações encaminham-se diretamente para um desfecho;
V. Esse gênero é predominantemente utilizado em manuais de eletrodomésticos, jogos eletrônicos, receitas, rótulos de produtos, entre outros.
São, respectivamente:
A. (     ) texto instrucional, crônica, carta, entrevista e carta argumentativa.
B. (     ) carta, bula de remédio, narração, prosa, crônica.
C. (     ) entrevista, poesia, crônica, conto, texto instrucional.
D. (     ) entrevista, poesia, conto, crônica, texto instrucional.

QUESTÃO – 07. O reconhecimento dos diferentes gêneros textuais, seu contexto de uso, sua função específica, seu objetivo comunicativo e seu formato mais comum relacionam-se com os conhecimentos construídos socioculturalmente. A análise dos elementos constitutivos desse texto demonstra que sua função é:
A. (     ) vender um produto anunciado.                        
B. (     ) informar sobre astronomia.
C. (     ) aconselhar sobre amor, família, saúde, trabalho.            
D. (     ) expor a opinião de leitores em um jornal.

Leia o texto a seguir para responder à questão:
A OUTRA NOITE
Outro dia fui a São Paulo e resolvi voltar à noite, uma noite de vento sul e chuva, tanto lá como aqui. Quando vinha para casa de táxi, encontrei um amigo e o trouxe até Copacabana; e contei a ele que lá em cima, além das nuvens, estava um luar lindo, de lua cheia; e que as nuvens feias que cobriam a cidade eram, vistas de cima, enluaradas, colchões de sonho, alvas, uma paisagem irreal.
Depois que o meu amigo desceu do carro, o chofer aproveitou o sinal fechado para voltar-se para mim:
- O senhor vai desculpar, eu estava aqui a ouvir sua conversa. Mas, tem mesmo luar lá em cima?
Confirmei: sim, acima da nossa noite preta e enlamaçada e torpe havia uma outra – pura, perfeita e linda.
- Mas, que coisa...
Ele chegou a pôr a cabeça fora do carro para olhar o céu fechado de chuva. Depois continuou guiando mais lentamente. Não sei se sonhava em ser aviador ou pensava em outra coisa.
- Ora, sim senhor...
E, quando saltei e paguei a corrida, ele me disse um “boa noite” e um “muito obrigado ao senhor” tão sinceros, tão veementes, como se eu lhe tivesse feito um presente de rei.
Rubem Braga
QUESTÃO – 08. Analisando as principais características do texto lido, podemos dizer que seu gênero predominante é:
A. (     ) Conto.               
B. (     ) Poesia.               
C. (     ) Prosa.        
D. (     ) Crônica.

Faça a leitura do texto em pauta
CÂNCER 21/06 a 21/07

O eclipse em seu signo vai desencadear mudanças na sua autoestima e no seu modo de agir. O corpo indicará onde você falha – se anda engolindo sapos, a área gástrica se ressentirá. O que ficou guardado virá à tona, pois este novo ciclo exige uma “desintoxicação”. Seja comedida em suas ações, já que precisará de energia para se recompor. Há preocupação com a família, e a comunicação entre os irmãos trava. Lembre-se: palavra preciosa é palavra dita na hora certa. Isso ajuda também na vida amorosa, que será testada. Melhor conter as expectativas e ter calma, avaliando as próprias carências de modo maduro. Sentirá vontade de olhar além das questões materiais – sua confiança virá da intimidade com os assuntos da alma.
Revista Cláudia. Nº 7, ano 48, jul. 2009.
QUESTÃO – 09. O reconhecimento dos diferentes gêneros textuais, seu contexto de uso, sua função específica, seu objetivo comunicativo e seu formato mais comum relacionam-se com os conhecimentos construídos socioculturalmente. A análise dos elementos constitutivos desse texto demonstra que sua função é:
A. (     ) vender um produto anunciado.         
B. (     ) informar sobre astronomia.
C. (     ) ensinar os cuidados com a saúde.            
D. (     ) aconselhar sobre amor, família, saúde, trabalho.

QUESTÃO – 10. Marque o texto com características narrativas.
A. (     ) O ideal é que todos colaborem. Caso contrário, o Brasil continuará sem rumo.
B. (     ) Rodrigo e Juliana estavam na sala, quando ocorreu a explosão.
C. (     ) Ela tem olhos azuis e cabelos louros. Não parece brasileira.
D. (     ) Minha casa tem dois andares. Os quartos ficam na parte de cima.