segunda-feira, 23 de março de 2020


ATIVIDADE – 01 DOMICILIAR REFERENTE AO DIA 23 DE MARÇO DE 2020.



ORIENTAÇÕES PARA RESOLUÇÃO DA ATIVIDADE – 01 DOMICILIAR REFERENTE AO DIA 23 DE MARÇO DE 2020

1. copiar os textos e as questões no caderno e resolver os mesmos.
2. copiar de caneta AZUL ou PRETA e responder de CANETA.
3. apresentar a atividade no retorno das aulas devidamente respondida.

ATIVIDADE DE PORTUGUÊS PARA 7º ANO.
E.M.E.F. José Eduardo de Sousa.
Aluno (a) _____________________. Nº. _______.
Ano: ________ Turma. _______. Turno. _________. Questões Certas: ______      /      Questões Erradas: ______

TEMA DA AULA: ATIVIDADE – 01 DOMICILIAR REFERENTE AO DIA 23 DE MARÇO DE 2020.

Transcreva o texto para o caderno e resolva o que pede a questão
EQUILIBRE SUAS ATITUDES
Um fator pouco lembrado pelas pessoas pode representar um papel ainda maior para uma vida mais longa e saudável: o estudo

Para melhorar a expectativa de vida, atitudes como dietas balanceadas, prática de atividades físicas e relacionamentos interpessoais são de extrema importância. No entanto, um fator pouco lembrado pelas pessoas pode representar um papel ainda maior para uma vida mais longa e saudável: o estudo.
Segundo o psiquiatra Daniel Barros, em entrevista ao programa Rota Saudável, da Rádio Estadão, pessoas que estudam mais tendem a elevar a expectativa de vida. “Existem diversas pesquisas mostrando que cada ano investido em conhecimento se reverte em anos a mais na vida do indivíduo.”, afirma.
Os benefícios do estudo para a longevidade e qualidade de vida são resultados de um efeito global causado no indivíduo. “O impacto não é explícito no organismo; são as atitudes, os comportamentos da pessoa que vão mudando conforme ela ganha conhecimento”, explica o psiquiatra.
De acordo com Barros, a principal habilidade adquirida por meio do estudo “é conseguir saber a hora de adiar as gratificações. Então, em detrimento de um prazer imediato, a pessoa consegue pensar no futuro e fazer um planejamento no longo prazo para aproveitar melhor sua vida”.
Para uma maior qualidade de vida, a dica do especialista é equilibrar atitudes. “Claro que é importante malhar, praticar atividades físicas, comer saudavelmente, mas não somos feitos somente de ‘corpo’. Não podemos nos esquecer da mente”, observa.
Disponível em: <https://emais.estadao.com.br>. (Com corte).

QUESTÃO – 01. Segundo o texto, um fator pode atuar de forma preponderante para a longevidade e a qualidade de vida. Identifique-o:
A. (      ) “dietas balanceadas”                                      
B. (      ) “prática de atividades físicas”
C. (      ) “relacionamentos interpessoais”                            
C. (      ) “o estudo”

QUESTÃO – 02. Para a escrita do texto “Equilibre suas atitudes”, o autor:
A. (      ) citou fatos do cotidiano.                
B. (      ) consultou um livro de referência.
C. (      ) baseou-se em uma experiência pessoal.                
D. (      ) ancorou-se em uma entrevista feita com um profissional.

QUESTÃO – 03. De acordo com o texto, o que é pouco lembrado pelas pessoas e pode representar um papel ainda maior para uma vida mais longa e saudável:
A. (      ) o trabalho         
B. (      ) o lazer                      
C. (      )  o estudo.          
D. (      ) comer demais.

QUESTÃO – 04. Em “O impacto não é explícito no organismo [...]”, o termo grifado significa:
A. (      ) “visível”          
B. (      ) “relevante”              
C. (      ) “encontrado”          
D. (      ) “aproveitado”

QUESTÃO – 05. Na oração “[...] comer saudavelmente [...]”, o vocábulo sublinhado indica:
A. (      ) meio                 
B. (      ) modo                
C. (      ) causa                
D. (      ) tempo

QUESTÃO – 06. Em “[...] mas não somos feitos somente de ‘corpo’.”, a conjunção “mas” exprime:
A. (      ) uma ressalva feita pelo psiquiatra Daniel Barros.
B. (      ) uma conclusão a que chegou o psiquiatra Daniel Barros.
C. (      ) um contraste estabelecido pelo psiquiatra Daniel Barros.
D. (      ) uma compensação apresentada pelo psiquiatra Daniel Barros.

QUESTÃO – 07. Podemos afirmar que o objetivo do texto é:
A. (      ) alertar o leitor.         
B. (      ) criticar o leitor.     
C. (      ) orientar o leitor.   
D. (      ) entreter o leitor.

QUESTÃO – 08. No trecho “[...] conforme ela ganha conhecimento”, o pronome “ela” retoma: