ATIVIDADE AVALIATIVA – 01 DOMICILIAR REFERENTE AO DIA 02 DE ABRIL 2020.
ORIENTAÇÕES
PARA RESOLUÇÃO DA ATIVIDADE AVALIATIVA – 01 DOMICILIAR REFERENTE AO DIA 02 DE ABRIL
DE 2020
1. fazer somente a leitura dos textos para
responder as questões propostas.
2. PARA ESSA
ATIVIDADE, NÃO PRECISA COPIAR OS TEXTOS.
3. copiar somente
as questões de caneta AZUL ou PRETA e responder de CANETA.
4. essa atividade corresponde ao dia da
aula de Língua Portuguesa na sua turma.
5. copie os itens de cada questão um
abaixo do outro.
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS PARA 7º ANO.
E.M.E.F. José Eduardo de Sousa.
Aluno (a)
_________________________. Nº. ______.
Ano: ___. Turma. ___. Turno. ___. Questões
certas: ________. Questões Erradas: ___________
TEMA DA AULA: ATIVIDADE AVALIATIVA – 01 DOMICILIAR REFERENTE AO DIA 02 DE ABRIL 2020.
Leia o texto para responder a
questão abaixo:
PANDAS AINDA
CORREM PERIGO NA CHINA
Inverno agrava escassez de bambu provocada
pelo terremoto de maio do ano passado
O terremoto que matou 70 mil pessoas em maio do ano passado na província
de Sichuan, no sudoeste da China, comoveu o mundo também por causa da situação
dos pandas. Sichuan é a região onde vive a maior parte desses ursos, em
reservas e centros de pesquisa. [...]
Quase um ano depois, a escassez de bambu é considerada a maior ameaça à
sobrevivência dos pandas. No inverno, os pandas continuam a se alimentar dessa
planta. "O impacto destrutivo do terremoto será maior que o de 1983",
disse Zhang Hemin, diretor do Centro de Pesquisa e Conservação de Pandas
Gigantes de Wolong. Zhang se refere a uma mortandade de 40% da população de
pandas, naquele ano, devido a uma praga que devastou as florestas de bambu.
ANDRÉ FONTENELLE
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/ - 14/01/2009
QUESTÃO – 01. A mortandade de
40% da população de pandas em 1983 ocorreu por causa:
A. (
) do terremoto na província de Sichuan, que matou 70 mil pessoas.
B. (
) do grande impacto destrutivo do terremoto ocorrido naquela época.
C. (
) da praga que na época devastou as florestas de bambu.
D. (
) da alimentação dos pandas no inverno continuar a ser bambu.
Leia o texto para responder a
questão abaixo:
ENTRE OVELHAS E
ESPORTES RADICAIS
Antonella Kann
Pegue a hospitalidade canadense, a
praticidade americana e a bucólica paisagem britânica. Acrescente direitos
humanos, qualidade de vida, liberdade de imprensa e pontualidade Suíça. E, para
ficar melhor ainda, nesta receita não entra
corrupção. Pronto: você tem um blend para definir a Nova Zelândia, um pequeno
país-ilha no sudoeste do Oceano Pacífico, a 2000 km da Austrália. A maioria dos
4 milhões de kiwis(como o povo local é carinhosamente chamado), descendentes de
europeus, vive num ambiente em que tudo funciona, da máquina administrativa à
infraestrutura turística. E no quesito natureza, os cenários tiram o fôlego.
O Globo, 16/01/2010
Vocabulário:
“[...] você tem um blend para definir a Nova Zelândia[...]” = [...]você
tem uma mistura para definir a Nova Zelândia [...]
QUESTÃO – 02. De acordo com o
texto, é característica da Nova Zelândia
A. ( ) possuir a maioria dos habitantes
descendentes de asiáticos.
B. ( ) ter belíssimas paisagens naturais.
C. ( ) situar-se a menos de mil quilômetros da
Austrália.
D. ( ) apresentar muitos problemas de
infraestrutura turística.
Leia o texto para responder à
questão a seguir:
AS MINA DE SAMPA
[...]
As mina de Sampa são modernas, eternas dondocas! Mas pra sambar no pé tem que nascer
carioca. Tem mina de Sampa que é
discreta, concreta, uma lady! Nas rêivi
ela é véri, véri krêizi. Eu gosto às
pampas das mina de Sampa! As mina de
Sampa estão na moda, na roda, no rock, no enfoque! É do Paraguai a grife made in Nova
Iorque. As mina de Sampa dizem
mortandeila, berinjeila, apartameintu!
Sotaque do bixiga, nena, cem pur ceintu.
Fonte: Rita Lee e Roberto Carvalho. As mina de
Sampa. Intérprete: Rita Lee. In: Balacobaco. Som livre, 2003.
QUESTÃO – 03. De acordo com o
texto, o que é necessário para sambar no pé?
A. (
) Nascer em Sampa.
B. (
) Ser uma lady.
C. (
) Ser moderna.
D. (
) Nascer carioca
Leia o texto para responder à questão a
seguir:
O USO DO DICIONÁRIO
É
importante saber a ordem das letras do alfabeto, porque geralmente as
informações estão guardadas em ordem alfabética. É assim que ocorre nos
dicionários, enciclopédias e nas bibliotecas, por exemplo. No dicionário
encontra-se: o significado das palavras conhecidas, palavras sinônimas e o modo
correto de escrever as palavras. Nele, as explicações e os exemplos que
aparecem, para cada palavra, são chamadas verbetes.
Fonte:
http://sreitajuba.educacao.mg.gov.br/images/stories/documentos/DIRE/ad-7o-ano.pd
QUESTÃO – 04. No trecho: “Nele,
as explicações e os exemplos que aparecem...”, o termo destacado refere-se
A. (
) ao livro.
B. (
) ao aluno.
C. (
) ao caderno
D. (
) ao dicionário
Leia o texto abaixo e responda
corretamente
INFORMAÇÕES AO PACIENTE:
Conservar em local fresco e seco, ao abrigo do calor.
O prazo de validade são 24 meses contados a partir da data de fabricação
marcada na embalagem externa. Após esse período não mais deverá ser usado, sob
risco de não produzir os efeitos desejáveis.
O produto é indicado para uso exclusivamente tópico, nos casos de
reumatismos, nevralgias, torcicolos, contusões e dores musculares.
"TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO
FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS."
"NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO
DE SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE."
MODO DE USAR:
Friccione a parte dolorida durante alguns
minutos, com pequena quantidade do produto, envolvendo-a depois com um pano de
flanela ou lã, 2 a 3 vezes ao dia.
"SIGA CORRETAMENTE O MODO DE USAR, NÃO DESAPARECENDO OS SINTOMAS,
PROCURE ORIENTAÇÃO MÉDICA."
QUESTÃO – 05. O medicamento acima é indicado para
A. ( ) aliviar dores de origem muscular, de
articulações ou devido a pancadas.
B. ( ) cicatrizar feridas rapidamente.
C. ( ) tratar de alergias de pele que
atrapalham o movimento dos membros.
D. ( ) cuidar de crianças extremamente
nervosas.
Leia o texto abaixo e responda o item a
seguir.
CAJUEIRO - planta nativa do Brasil, seu
tamanho varia de pequeno arbusto em solos pobres ou secos a árvore de altura
superior a 10m, em solos férteis e bem supridos de água. Do suco de caju se
prepara um refresco, a cajuada. Aproveita-se também a madeira, a casca com
propriedades medicinais e o óleo com propriedades lubrificantes. Contudo, o
produto de maior valor é a amêndoa da semente.
Enciclopédia Barsa
QUESTÃO – 06. O produto mais
valioso que se obtém do cajueiro é:
A. (
) o refresco do suco.
B. (
) a madeira da árvore.
C. (
) o óleo lubrificante.
D. (
) a amêndoa da semente.
Leia o texto abaixo.
A ASSEMBLEIA DOS
RATOS
Um gato de nome Faro-Fino deu de fazer tal destroço na rataria duma casa
velha que os sobreviventes, sem ânimo de sair das tocas, estavam a ponto de
morrer de fome.
Tornando-se muito sério o caso,
resolveram reunir-se em assembleia para o estudo da questão. Aguardaram para
isso certa noite em que Faro-Fino andava aos miados pelo telhado, fazendo
sonetos à lua.
—Acho – disse um deles - que o meio de nos defendermos de Faro-Fino é
lhe atarmos um guizo ao pescoço. Assim que ele se aproxime, o guizo o denuncia
e pomo-nos ao fresco a tempo. Palmas e bravos saudaram a luminosa ideia. O
projeto foi aprovado com delírio. Só votou contra um rato casmurro, que pediu a
palavra e disse:
—Está
tudo muito direito. Mas quem vai amarrar o guizo no pescoço de Faro-Fino? Silêncio geral. Um desculpou-se por não saber
dar nó. Outro, porque não era tolo.
Todos, porque não tinham coragem. E
a assembleia dissolveu-se no meio de geral consternação.
Dizer é fácil - fazer é que são
elas!
LOBATO, Monteiro. in Livro das
Virtudes – William J. Bennett – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1995. p. 308.
QUESTÃO – 07. Na assembleia dos
ratos, o projeto para atar um guizo ao pescoço do gato foi:
A. (
) aprovado com um voto contrário.
B. (
) aprovado pela metade dos participantes.
C. (
) negado por toda a assembleia.
D. (
) negado pela maioria dos presentes.
Leia o texto abaixo faça sua interpretação
escolhendo uma alternativa.
GAROTA DESMAIA APÓS NAMORADO PEDI-LA EM
CASAMENTO
Uma jovem desmaiou quando seu namorado se ajoelhou para pedir sua mão em
casamento. O norte-americano Cameron Humfleet, de London, no estado de Kentucky
(EUA), fez o pedido durante uma festa de aniversário surpresa para a namorada
Britanny, segundo reportagem do jornal "Daily Mail". O vídeo com cena foi publicado no
YouTube.
Trecho extraído do G1.com
(http://g1.globo.com/planeta-bizarro/noticia/2011/11/garota-desmaia-apos-namorado-pedi-la-em-casamento.html)
(ultimo acesso em 01/11/2011)
QUESTÃO – 08. Pedido de
casamento é comum entre casais a fim de se unir em matrimonio. A jovem desmaiou
segundo a notícia devido
A. ( ) ao susto dado pelo namorado.
B. ( ) a surpresa do pedido de casamento pelo
namorado.
C. ( ) a falta de maturidade por parte dela.
D. ( ) ao mau jeito de pedir em casamento pelo
namorado.
Leia o texto abaixo com atenção
resolva a questão abaixo.
VOLTA ÀS AULAS COM O PÉ DIREITO
Paula Dely
As aulas ainda nem começaram, e você já
está de cabelo em pé só de pensar em ter de acordar cedo, nas provas que vêm
pela frente e na marcação cerrada dos pais com relação a notas e horários?
Pois é, a volta às aulas pode ser motivo de felicidade, pois é hora de
rever os amigos, contar as novidades, etc., mas sempre resta aquele sentimento
de tristeza porque as férias acabaram.
Nada mais de festas todo fim de
semana, encontros diários com amigos e poder dormir e acordar a hora que
quiser. Você fica divagando sobre as férias que estão passando e, quando se dá
conta, as aulas já começaram.
Pode acontecer até mesmo de você
não ter sequer arrumado o material escolar, comprado os cadernos ou de o quarto
estar tão bagunçado que é impossível você achar o que procura. Enfim, a
confusão está formada.
Depois de alguns meses de descanso,
é natural que você demore um pouco para voltar ao ritmo normal de estudo e
fique disperso, desatento, irritado, meio “devagar” e fugindo da realidade, que
é entrar no ritmo novamente. Pois bem, quem sabe não é hora de mudar um
pouquinho e tentar fazer dos últimos dias de descanso uma preparação para o ano
que vem pela frente?
Organizar melhor o tempo de dever e estudo não é uma tarefa fácil e se
torna ainda mais difícil quando regressamos de um período de relaxamento, em
que até nosso corpo se adaptou a uma rotina diferente.
Trecho extraído de
http://www.educacional.com.br/falecom/ psicologa_bd.asp?codtexto=509 (ultimo
acesso em 05/01/2012
QUESTÃO – 09. A autora
esclarece de forma explicativa o retorno as aulas. Visando no
A. (
) entendimento do aluno a escola.
B. (
) informar do retorno a escola.
C. (
) entender de cada aluno ir na escola.
D. (
) acompanhamento de pais e alunos na escola.
Leia o texto abaixo com atenção resolva a
questão abaixo.
POR QUE A CORUJA
GRITA À NOITE?
Seu grito agudo não tem outro intuito, a não
ser assustar ratos e outros roedores dos quais se alimenta. Imagine se um rato
não correr para se esconder nos matos, ficar quietinho, a coruja não o verá.
Então ela solta se um grito e a presa apavorada, corre uma busca de proteção.
Do alto de uma árvore a coruja vê qualquer coisa se mexer. Ela tem o tempo
exato de cair em cima de sua presa.
Fonte:
http://sreitajuba.educacao.mg.gov.br/images/stories/documentos/DIRE/ad-7o-ano.p
QUESTÃO – 10. No trecho: “... a
coruja não o verá...”, o termo destacado refere-se
A. ( ) ao rato.
B. ( ) à coruja.
C. ( ) à árvore.
D. ( ) aos roedores.