quinta-feira, 2 de abril de 2020


ATIVIDADE AVALIATIVA – 01 DOMICILIAR REFERENTE AO DIA 02 DE ABRIL 2020.



ORIENTAÇÕES PARA RESOLUÇÃO DA ATIVIDADE AVALIATIVA – 01 DOMICILIAR REFERENTE AO DIA 02 DE ABRIL DE 2020

1. fazer somente a leitura dos textos para responder as questões propostas.
2. PARA ESSA ATIVIDADE, NÃO PRECISA COPIAR OS TEXTOS.      
3. copiar somente as questões de caneta AZUL ou PRETA e responder de CANETA.
4. essa atividade corresponde ao dia da aula de Língua Portuguesa na sua turma.
5. copie os itens de cada questão um abaixo do outro.

ATIVIDADE DE PORTUGUÊS PARA 7º ANO.
E.M.E.F. José Eduardo de Sousa.
Aluno (a) _________________________. Nº. ______.
Ano: ___. Turma. ___. Turno. ___.  Questões certas: ________. Questões Erradas: ___________

TEMA DA AULA: ATIVIDADE AVALIATIVA – 01 DOMICILIAR REFERENTE AO DIA 02 DE ABRIL 2020.

Leia o texto para responder a questão abaixo:
PANDAS AINDA CORREM PERIGO NA CHINA
Inverno agrava escassez de bambu provocada pelo terremoto de maio do ano passado
     O terremoto que matou 70 mil pessoas em maio do ano passado na província de Sichuan, no sudoeste da China, comoveu o mundo também por causa da situação dos pandas. Sichuan é a região onde vive a maior parte desses ursos, em reservas e centros de pesquisa. [...]
    Quase um ano depois, a escassez de bambu é considerada a maior ameaça à sobrevivência dos pandas. No inverno, os pandas continuam a se alimentar dessa planta. "O impacto destrutivo do terremoto será maior que o de 1983", disse Zhang Hemin, diretor do Centro de Pesquisa e Conservação de Pandas Gigantes de Wolong. Zhang se refere a uma mortandade de 40% da população de pandas, naquele ano, devido a uma praga que devastou as florestas de bambu.
ANDRÉ FONTENELLE http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/ - 14/01/2009

QUESTÃO – 01. A mortandade de 40% da população de pandas em 1983 ocorreu por causa:
A. (      ) do terremoto na província de Sichuan, que matou 70 mil pessoas.
B. (      ) do grande impacto destrutivo do terremoto ocorrido naquela época.
C. (      ) da praga que na época devastou as florestas de bambu.
D. (      ) da alimentação dos pandas no inverno continuar a ser bambu.

Leia o texto para responder a questão abaixo:
ENTRE OVELHAS E ESPORTES RADICAIS
Antonella Kann
Pegue a hospitalidade canadense, a praticidade americana e a bucólica paisagem britânica. Acrescente direitos humanos, qualidade de vida, liberdade de imprensa e pontualidade Suíça. E, para
 ficar melhor ainda, nesta receita não entra corrupção. Pronto: você tem um blend para definir a Nova Zelândia, um pequeno país-ilha no sudoeste do Oceano Pacífico, a 2000 km da Austrália. A maioria dos 4 milhões de kiwis(como o povo local é carinhosamente chamado), descendentes de europeus, vive num ambiente em que tudo funciona, da máquina administrativa à infraestrutura turística. E no quesito natureza, os cenários tiram o fôlego.
 O Globo, 16/01/2010
 Vocabulário:  “[...] você tem um blend para definir a Nova Zelândia[...]” = [...]você tem uma mistura para definir a Nova Zelândia [...]

QUESTÃO – 02. De acordo com o texto, é característica da Nova Zelândia
A. (      ) possuir a maioria dos habitantes descendentes de asiáticos.
B. (      ) ter belíssimas paisagens naturais.
C. (      ) situar-se a menos de mil quilômetros da Austrália.
D. (      ) apresentar muitos problemas de infraestrutura turística.

Leia o texto para responder à questão a seguir:
AS MINA DE SAMPA
 [...]  As mina de Sampa são modernas, eternas dondocas!  Mas pra sambar no pé tem que nascer carioca.  Tem mina de Sampa que é discreta, concreta, uma lady!  Nas rêivi ela é véri, véri krêizi.  Eu gosto às pampas das mina de Sampa!  As mina de Sampa estão na moda, na roda, no rock, no enfoque!  É do Paraguai a grife made in Nova Iorque.  As mina de Sampa dizem mortandeila, berinjeila, apartameintu!  Sotaque do bixiga, nena, cem pur ceintu. 
 Fonte: Rita Lee e Roberto Carvalho. As mina de Sampa. Intérprete: Rita Lee. In: Balacobaco. Som livre, 2003.

QUESTÃO – 03. De acordo com o texto, o que é necessário para sambar no pé?
A. (      ) Nascer em Sampa.
B. (      ) Ser uma lady.
C. (      ) Ser moderna.
D. (      ) Nascer carioca
  
Leia o texto para responder à questão a seguir:
O USO DO DICIONÁRIO
 É importante saber a ordem das letras do alfabeto, porque geralmente as informações estão guardadas em ordem alfabética. É assim que ocorre nos dicionários, enciclopédias e nas bibliotecas, por exemplo. No dicionário encontra-se: o significado das palavras conhecidas, palavras sinônimas e o modo correto de escrever as palavras. Nele, as explicações e os exemplos que aparecem, para cada palavra, são chamadas verbetes. 
Fonte: http://sreitajuba.educacao.mg.gov.br/images/stories/documentos/DIRE/ad-7o-ano.pd

QUESTÃO – 04. No trecho: “Nele, as explicações e os exemplos que aparecem...”, o termo destacado refere-se
A. (      ) ao livro.                          
B. (      ) ao aluno.  
C. (      ) ao caderno                      
D. (      ) ao dicionário

Leia o texto abaixo e responda corretamente
INFORMAÇÕES AO PACIENTE:
     Conservar em local fresco e seco, ao abrigo do calor.
     O prazo de validade são 24 meses contados a partir da data de fabricação marcada na embalagem externa. Após esse período não mais deverá ser usado, sob risco de não produzir os efeitos desejáveis.
     O produto é indicado para uso exclusivamente tópico, nos casos de reumatismos, nevralgias, torcicolos, contusões e dores musculares.
"TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS."
"NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE."
MODO DE USAR:
Friccione a parte dolorida durante alguns minutos, com pequena quantidade do produto, envolvendo-a depois com um pano de flanela ou lã, 2 a 3 vezes ao dia.
     "SIGA CORRETAMENTE O MODO DE USAR, NÃO DESAPARECENDO OS SINTOMAS, PROCURE ORIENTAÇÃO MÉDICA."

QUESTÃO – 05.  O medicamento acima é indicado para
A. (      ) aliviar dores de origem muscular, de articulações ou devido a pancadas.
B. (      ) cicatrizar feridas rapidamente.
C. (      ) tratar de alergias de pele que atrapalham o movimento dos membros.
D. (      ) cuidar de crianças extremamente nervosas.

Leia o texto abaixo e responda o item a seguir.
CAJUEIRO - planta nativa do Brasil, seu tamanho varia de pequeno arbusto em solos pobres ou secos a árvore de altura superior a 10m, em solos férteis e bem supridos de água. Do suco de caju se prepara um refresco, a cajuada. Aproveita-se também a madeira, a casca com propriedades medicinais e o óleo com propriedades lubrificantes. Contudo, o produto de maior valor é a amêndoa da semente.
Enciclopédia Barsa
QUESTÃO – 06. O produto mais valioso que se obtém do cajueiro é:
A. (      ) o refresco do suco.         
B. (      ) a madeira da árvore.
C. (      ) o óleo lubrificante.         
D. (      ) a amêndoa da semente.

Leia o texto abaixo.
A ASSEMBLEIA DOS RATOS
     Um gato de nome Faro-Fino deu de fazer tal destroço na rataria duma casa velha que os sobreviventes, sem ânimo de sair das tocas, estavam a ponto de morrer de fome.
Tornando-se muito sério o caso, resolveram reunir-se em assembleia para o estudo da questão. Aguardaram para isso certa noite em que Faro-Fino andava aos miados pelo telhado, fazendo sonetos à lua.
     —Acho – disse um deles - que o meio de nos defendermos de Faro-Fino é lhe atarmos um guizo ao pescoço. Assim que ele se aproxime, o guizo o denuncia e pomo-nos ao fresco a tempo. Palmas e bravos saudaram a luminosa ideia. O projeto foi aprovado com delírio. Só votou contra um rato casmurro, que pediu a palavra e disse:
     —Está tudo muito direito. Mas quem vai amarrar o guizo no pescoço de Faro-Fino?  Silêncio geral. Um desculpou-se por não saber dar nó. Outro, porque não era tolo.
Todos, porque não tinham coragem. E a assembleia dissolveu-se no meio de geral consternação.
Dizer é fácil - fazer é que são elas!
LOBATO, Monteiro. in Livro das Virtudes – William J. Bennett – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1995. p. 308.

QUESTÃO – 07. Na assembleia dos ratos, o projeto para atar um guizo ao pescoço do gato foi:
A. (      ) aprovado com um voto contrário.
B. (      ) aprovado pela metade dos participantes.
C. (      ) negado por toda a assembleia.
D. (      ) negado pela maioria dos presentes.

Leia o texto abaixo faça sua interpretação escolhendo uma alternativa.
GAROTA DESMAIA APÓS NAMORADO PEDI-LA EM CASAMENTO
     Uma jovem desmaiou quando seu namorado se ajoelhou para pedir sua mão em casamento. O norte-americano Cameron Humfleet, de London, no estado de Kentucky (EUA), fez o pedido durante uma festa de aniversário surpresa para a namorada Britanny, segundo reportagem do jornal "Daily  Mail". O vídeo com cena foi publicado no YouTube.
Trecho extraído do G1.com (http://g1.globo.com/planeta-bizarro/noticia/2011/11/garota-desmaia-apos-namorado-pedi-la-em-casamento.html)
(ultimo acesso em 01/11/2011)

QUESTÃO – 08. Pedido de casamento é comum entre casais a fim de se unir em matrimonio. A jovem desmaiou segundo a notícia devido
A. (      ) ao susto dado pelo namorado.
B. (      ) a surpresa do pedido de casamento pelo namorado.
C. (      ) a falta de maturidade por parte dela.
D. (      ) ao mau jeito de pedir em casamento pelo namorado.

Leia o texto abaixo com atenção resolva a questão abaixo.
 VOLTA ÀS AULAS COM O PÉ DIREITO
 Paula Dely
      As aulas ainda nem começaram, e você já está de cabelo em pé só de pensar em ter de acordar cedo, nas provas que vêm pela frente e na marcação cerrada dos pais com relação a notas e horários?
     Pois é, a volta às aulas pode ser motivo de felicidade, pois é hora de rever os amigos, contar as novidades, etc., mas sempre resta aquele sentimento de tristeza porque as férias acabaram.
Nada mais de festas todo fim de semana, encontros diários com amigos e poder dormir e acordar a hora que quiser. Você fica divagando sobre as férias que estão passando e, quando se dá conta, as aulas já começaram.
Pode acontecer até mesmo de você não ter sequer arrumado o material escolar, comprado os cadernos ou de o quarto estar tão bagunçado que é impossível você achar o que procura. Enfim, a confusão está formada.
Depois de alguns meses de descanso, é natural que você demore um pouco para voltar ao ritmo normal de estudo e fique disperso, desatento, irritado, meio “devagar” e fugindo da realidade, que é entrar no ritmo novamente. Pois bem, quem sabe não é hora de mudar um pouquinho e tentar fazer dos últimos dias de descanso uma preparação para o ano que vem pela frente?
    Organizar melhor o tempo de dever e estudo não é uma tarefa fácil e se torna ainda mais difícil quando regressamos de um período de relaxamento, em que até nosso corpo se adaptou a uma rotina diferente.
Trecho extraído de http://www.educacional.com.br/falecom/ psicologa_bd.asp?codtexto=509 (ultimo acesso em 05/01/2012

QUESTÃO – 09. A autora esclarece de forma explicativa o retorno as aulas. Visando no
A. (      ) entendimento do aluno a escola.
B. (      ) informar do retorno a escola.
C. (      ) entender de cada aluno ir na escola.
D. (      ) acompanhamento de pais e alunos na escola.

Leia o texto abaixo com atenção resolva a questão abaixo.
POR QUE A CORUJA GRITA À NOITE?           
  Seu grito agudo não tem outro intuito, a não ser assustar ratos e outros roedores dos quais se alimenta. Imagine se um rato não correr para se esconder nos matos, ficar quietinho, a coruja não o verá. Então ela solta se um grito e a presa apavorada, corre uma busca de proteção. Do alto de uma árvore a coruja vê qualquer coisa se mexer. Ela tem o tempo exato de cair em cima de sua presa.
Fonte: http://sreitajuba.educacao.mg.gov.br/images/stories/documentos/DIRE/ad-7o-ano.p

QUESTÃO – 10. No trecho: “... a coruja não o verá...”, o termo destacado refere-se
A. (      ) ao rato.                                                   
B. (      ) à coruja.
C. (      ) à árvore.                                                 
D. (      ) aos roedores.